Micro dados de inquéritos e censos são valiosos recursos para estaticistas, pesquisadores e analistas. Estes constituem activos importantes e insubstituíveis, os quais devem ser geridos de forma a encorajar-se o seu uso e re-uso mas protegendo a privacidade dos respondentes.


O Arquivo Nacional de Micro Dados foi criado com a finalidade de:

  1. Promover boas prácticas e padrões internacionais para a documentação de micro dados entre produtores de dados no Praís.
  2. Prover igual acesso aos micro dados no interesse de todos os cidadãos protegendo a confidencialidade e seguindo padrões internacionais e boas prácticas.
  3. Promover o uso efectivo dos dados de inquéritos e censos existentes para fins estatísticos e investigação e encorajar o seu diversificado uso para análise e pesquisas secundárias.
  4. Assegurar a preservação, a longo prazo, de micro dados e respectivos meta dados e a sua contínua viabilidade e usabilidade no futuro.

O Arquivo Nacional de Micro Dados realiza estes objectivos na base da legislação sobre o Sistema Estatístico Nacional e dos Princípios estatísticos das Nações Unidas segundo os quais, micro dados não podem ser divulgados por razões de confidencialidade ou outros motivos. O Arquivo Nacional de Micro Dados providencia acesso público aos metados e outro material disponível.